O Socialismo Científico de Karl Marx

Crédito da imagem: Revista Galileu - Globo

Marx realizou um longo estudo sobre a origem, desenvolvimento e funcionamento do capitalismo. Segundo ela, o capitalismo surgiu como conseqüência da crise do feudalismo e por aquilo que ele chamou de acumulação primitiva de capital. Sua teoria se baseia no materialismo e na dialética. O termo materialismo diz respeito a todo modo de produção material ao longo do tempo, seja agrícola ou industrial, seja com o uso do trabalho escravo ou livre, sendo a história marcada por uma sucessão de modos de produção sempre em transição. Assim, o Modo de Produção Asiático foi sucedido pelo Modo de Produção Escravista, que deu lugar ao Modo de Produção Feudal e por fim, o Modo de Produção Capitalista. Já a palavra dialética diz respeito a uma forma de pensamento em que toda realidade possui uma parcela de contradição nela mesma que tende a negá-la, dando origem a uma nova realidade. Assim, o sistema capitalista possuía contradições que impossibilitariam sua própria manutenção, cedendo espaço a uma nova realidade, o socialismo. Os seguidores das idéias de Karl Marx são chamados de marxistas.

Para Marx a história da humanidade é a história da luta de classes. Segundo ele, em todas as épocas e em diversos povos é possível encontrar conflitos entre classes sociais: os que possuem poder político e econômico são chamados de classe dominante; aqueles que apenas trabalham são chamados de classe dominada. No século XIX, a classe dominante é identificada como burguesia, donos de indústrias. A classe dominada é associada aos operários das fábricas.

A burguesia é possuidora dos meios de produção, ou seja, dos meios empregados para produzir algo como terra, máquinas ou ferramentas das fábricas. Os operários por não possuírem os meios de produção são obrigados a vender a sua força de trabalho em troca de um salário.

Marx percebeu que a riqueza da classe dominante vinha da exploração do trabalhador através da mais-valia, horas que um operário trabalha de graça para o seu patrão dentro da jornada normal de trabalho. A mais-valia faz com que a riqueza gerada pelo trabalho seja muito maior que o salário recebido pelo trabalhador. O industrial fica com a diferença, conseguindo assim, grandes lucros.

Segundo Marx, as desigualdades sociais geradas pelo capitalismo só teriam fim se os operários se apropriassem dos meios de produção da burguesia por meio de uma revolução. Enquanto a burguesia fosse proprietária desses meios, a desigualdade permaneceria. A classe operária, ciente disso, passa a ser portadora de uma força política capaz de realizar uma transformação social. Através da revolução proletária, o socialismo seria implementado, pondo fim a toda e qualquer propriedade particular.

Além da abolição da propriedade particular, os trabalhadores teriam de tomar o poder político, uma vez que, para Marx, o Estado servia os interesses da burguesia, zelando pela sua conservação.

Uma vez que Marx afirma que os problemas sociais e econômicos são resultado do modo de produção capitalista, todas as outras esferas da vida, como a cultura e a religião perdem a sua importância. Bastaria os proletários tornarem-se donos dos meios de produção para que a vida destes melhorasse. A educação e a saúde seriam garantidas pelo governo. Na perspectiva marxista, os aspectos culturais e a religião desviam a atenção dos operários e os impedem de realizar a revolução. As artes estão carregadas de valores burgueses e apenas as manifestações artísticas que fazem uma propaganda da revolução motivando os operários à luta são aceitas. Nesta visão, a religião, por exemplo, fazia parte de um aparelho ideológico do Estado para tornar os homens dóceis, submissos, ou seja, era apenas uma forma da burguesia legitimar o seu poder. É por isso que o ateísmo é defendido pelos marxistas.

Leia também:

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons