O Contrato Vassálico


Crédito da imagem: Ponderings of a Found Man
#PraCegoVer Um nobre (vassalo) de joelhos diante de outro nobre (suserano) que está sentado. As mãos do vassalo estão entre as mãos do suserano. Um jovem sentado anota tudo o que está acontecendo nesse acordo entre os dois nobres.

O Garoto Gorfadinha assistiu a uma cerimônia de Contrato Vassálico. Tratava-se de um acordo entre dois senhores feudais que legitimava as relações de um para com o outro e criava um vínculo de dependência mútua. O senhor feudal concedia algum benefício ao vassalo e este lhe prestava um serviço. Este era o grande objetivo desse acordo: O vassalo (Conde Jaime de Oxford) prestava ajuda militar ao suserano (Duque Henrique de Canterbury) tornando-se seu conselheiro. Já o suserano dava proteção e sustento ao vassalo, isto é, lhe concedia um feudo. Esta cerimônia era cheia de significados e se dividia em duas partes: a Homenagem e a Fé.

Homenagem vem do latim hominium que significa tornar-se homem de alguém. Na Homenagem, o vassalo se ajoelhava na frente do senhor e executava a immixtio mannum. Nesse momento, o vassalo declarava livremente a sua vontade de prestar a Homenagem, ou seja, de se tornar um homem a serviço do suserano.

A Fé consistia num juramento de fidelidade ao senhor. Esse juramento era muito sério, pois era feito diante da Palavra de Deus. Depois, o senhor entregava um símbolo do benefício (feudo) concedido ao vassalo. Por isso, o Duque Henrique de Canterbury entregou uma bandeja com um pouco de terra, que representava o território concedido ao Conde Jaime de Oxford
O beijo na boca não tem nada a ver com os que a gente vê nas novelas ou filmes. Eles apenas encostavam levemente os lábios em sinal de amizade e confiança.

Veja também:
As obrigações do suserano
As obrigações do vassalo

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons