História em Debate: Cotas raciais nas Universidades

Em março de 2005, Luís Nassif em sua coluna na Folha de S. Paulo defendeu a ausência das cotas raciais nas universidades públicas. Isto deu um bafafá...
Em 2006, um grupo de intelectuais elaborou um manifesto contra a aprovação dos projetos da Lei de Cotas e do Estatuto da Igualdade Racial. Esta atitude resultou num novo manifesto, agora dos defensores do sistema de cotas nas universidades.
Vejam um trecho dos manifestos:

Contra as cotas nas universidades
  • Se os projetos forem aprovados, a nação brasileira passará a definir os direitos das pessoas com base na tonalidade de sua pele, pela raça.
  • Políticas dirigidas a grupos raciais estanques em nome da justiça social não eliminam o racismo e pode produzir o efeito contrário, dando respaldo legal ao conceito de raça e possibilitando o acirramento do conflito e da intolerância.
  • O principal caminho para o combate à exclusão social é a construção de serviços públicos universais de qualidade nos setores da educação, saúde e previdência, em especial, a criação de empregos.
A favor das cotas nas universidades
  • Foi a constatação da extrema exclusão dos jovens negros e indígenas das universidades que impulsionou a atual luta pelas cotas.
  • Para que as universidades públicas cumpram a sua função republicana em uma sociedade multiétnica e multirracial, deverão refletir as porcentagens de brancos, negros e indígenas do país.
  • As cotas incidiriam em apenas 2% do total de ingressos no ensino superior.
Clique em comentários e escreva a sua opinião sobre o sistema de cotas raciais nas universidades públicas.

Comentários

Anônimo disse…
Sou contra as cotas raciais. O argumento a favor é falho, pois dá a
entender que, sem as cotas, os negros e indígenas não poderiam ter
igualdade de acesso, o que significa subestimar a capacidade deles. A solução
está em oferecer educação de qualidade (gratuita)para todos.
Anônimo disse…
eu acho essa história de cotas raciais uma grande besteira, temos os meus direitos,somos todos livres para escollhermos o que bem queremose ninguem pode nos tirar esse direito,podem adialo mas tira-lo nunca
gabriel 2série B n°12
Anônimo disse…
VITOR CARValho reis 2ºB MANHÃ

Eu sou contra as cotas racias por que se o branco tem direito de estudar numa universidade por que o negro ou indigena não poderam estudar na mesma universidade q os outros.
Anônimo disse…
Eu sou contra as cotas raciais porque eu acredito que isso gere mais racismo racial.Acredito que as pessoas sejam todas iguais.. os brancos e os negros têm os mesmos direitos.. e atá as mesmas condicões socias! Afinal nao é só o preto que passa por dificuldades.. é claro que hoje nos temos assentos preferencias para deficientes fisicos, alejados, idosos, e com tudo isso o negro pode se sentir injustiçado.. mas eu acho que nessa hora é que eles deveriam abrir os olhos.. e ver que o preconceito nao existi.. porque se eles forem lutarem por algum direito em especial.. eles vao estar a favor do preconceito.. e vao estar se auto descriminando diante a sociedade.. todos devem ter o mesmo direito.. sejam eles negros ou brancos!
Anônimo disse…
Sou contra a cota pois acho que independentemente de sua raça todos temos direitos iguais, uma cota apenas tiraria chances de pessoas negras entrarem em uma universidade já que seu número de vagas seria limitado.O governo em uma tentativa de ajudar acabou tendo uma idéia errada podendo ser mal enterpretado. Mihail V. Fruhauf nº27 2ºB
Anônimo disse…
Na minha opnião..não devem aprovar esses progetos..porque não faz sentido uma pessoa deixar de estudar por causa de sua cor ou pôr um grupo de negros separados dos de brancos .
E também deve haver igualdeda e principalmente respeito ao próximo

nome:Juliane A. Santos n. 21 2B
Anônimo disse…
Alguns negros não tem direito a fazer muitas coisas. Por exemplo: alguns estudam, alguns tem empregos dignos!!
Esses que conseguem isso, são pessoas que batalharam para conseguir.
Muitos são excluidos, não só os negros, mas também os indigenas!!!Para esses terem diretios iguais,é preciso q uma porcentagem de pessoas negras e indigenas seja igual a de pessoas brancas. Fazendo isso, apenas 2% das pessoas fizeram isso.
Anônimo disse…
Sou contra as cotas raciais os brancos tem os mesmos direitos que os negros as cotas raciais dao a entender que os negros nao tem capacidade isso gera mais racismo
Anônimo disse…
Apesar de existir o perconceito no mundo que vivemos, não axo que seje certo estipular um número de vagas para quem é negro.Isto só faz com que aumente o preconceito um para com o outr. Axo que eles tem a mesma capacidade que qualquer outra pessoa. Todos tem direitos iguais e ninguém é melhor que ninguém!!!
Anônimo disse…
eu sou contra o racismo porque eu acho que cada um tem sua cor ninguem é igual todo mundo é diferente
e cada um tem uma opinião e ninguem é perfeito
então todos tem que respeitar a opinião de cada um sem ter preconceito e racismo por isso sou contra os racistas
Anônimo disse…
RODRIGO M. BERNARDES 2B

Os negros foram escravizados a anos e já foram libertados, porém ainda não foram estabilizados em nossas sociedade.
Embora as dificuldades sejam muitas, os negros estam se elevando na sociedade cada vez mais.
Com seus proprios esforços estam conquistando espaço caada vez maior.
São pessoas como todos, por isso não precisam dessas vagas "especiais", pois com isso estamos desacreditando em seu potencial e em suas habilidades proprias, comoetendo assim preconceito e descriminação.
Anônimo disse…
Em março de 2005,Luís Nassif defendeu a ausência das cotas raciais nas universidades.Com essa história de defender ou não as cotas raciais um grande comentario para discutir alguns manifesto.
Agora na minha opinião a respeito contra as cotas nas universidade eu concordo plenamente com que foi dito ao longo do texto e sobre a favor das cotas eu não concordo muito não.
Anônimo disse…
Sou contra as cotas ,acho que isso não vai mudar a situação do negro no Brasil , e que os negros são capazes de conquistar suas proprias vaga em universidades publicas .
Porque??
Negros são menos inteligentes que as outras raças ?


Vlw 2°B

suellen 2°B n:37
Anônimo disse…
Fernanda nº 11 série: 2ºB

Ridículo essa situação " Cotas Raciais", pq negros e indígenas, tem tanta capacidade quanto nós brancos...
Somos todos iguais e ninguém é melhor que ninguém, na minha opinião o negro tem tanto direito quanto um branco....
O governo tinha que abrir portas pra aqueles que realmente querem estudar e não em questão de cor racial.
Anônimo disse…
sou contra o sistema de cotas raciais nas universidades públicas, porque simplesmente todos temos direitos e deveres iguais.
Acho que,o governo deveria parar de,"tapar o sol com a peneira" e investir em projetos que visem a melhoria das condições de vida, começando com certeza na área da educação, onde ensino de qualidade com certeza garantia a todos as mesmas chances, não só nas universidades mas também no meracdo de trabalho, onde as melhores vagas e melhores salários são dados a quem tem nível superior.

Tamires 2ºB nº38
Anônimo disse…
Tem que haver igualdade, não é nada justo uma pessoa ter prioridade por qualquer outra coisa que não seja sua inteligência, assim o preconceito só estara mudando de cor!
Anônimo disse…
Não é justo uma pessoa ter previlégios por ser branco ou negro.Sou contra esta cota para negros,já q eles querem um mundo com menos preconceito estas cotas deveriam ser cortadas.Isso não deveria nem ter começado a existir em meu ver isso é uma especie de preconceito.Se eu fosse negra não gostaria de ganhar estes dois por cento...pois gostaria de entrar com meu desempenho e nao por ter dois por cento!
Não sou totalmente contra esta tal cota mais nao gostaria de ser tratada assim.
Anônimo disse…
Eu sou contra as cotas racias por que se o branco tem direito de estudar numa universidade por que o negro ou indigena não poderam estudar na mesma universidade q os outros.
Anônimo disse…
Sou contra cotas raciais nas universidades, pois os negros buscam tanto a igualdade e acabam sendo um pouco favorecidos. Agindo dessa forma a discriminação seria contra os brancos, pois ambos tem o mesmo potencial. Sendo assim, qualquer um pode passar em uma universidade sem precisar disto.
Anônimo disse…
eu acho essa história de cotas raciais uma grande besteira sem as cotas, os negros e indígenas não poderiam ter
igualdade de acesso.
nessa hora é que eles deveriam abrir os olhos.. e ver que o preconceito exite
Todos tem direitos iguais e ninguém é melhor que ninguém
por isso eu acho q e uma grande besteira essa coisa de preconceito....
e as pesoas devia ser mais concientes e nao jugar as pessoas apenas por aparencia...


sow...
vlw...
Anônimo disse…
Eu acho isso incorreto pois,
se eles qurem igauldade a outras raças tem que ser igualdade em todos sentidos.
Anônimo disse…
Vendo o meu lado sou contra as cotas raciais porque querendo ou não descrimina a capacidade de um negro concorrer com os outros de igal para igual.Por outro lado existem pessoas que necessitam desta cota pois de alguma forma não tiveram estudos qualificados, etc, mas isto não descarta a ideia de que todos devem ser iguais, independentes das dificuldades!
Anônimo disse…
Na minha opnião,tudo isso aconteceu apartir do povo branco..se else não tivessem imcriminado o negro,nada disso teria acontecido e nem estaria acontecendo..defendo sim os negros..e acho que pele negra significa LIBERDADE e RESPEITO!!!
tamo ai na atividade!!!!
Anônimo disse…
eu sou contra as cotas raciais pois a pessoa tem que entrar numa universidade pela sua capacidade e nao pela sua raca.As cotas ja sao uma forma de racismo.
Anônimo disse…
eu acho q essa coisa de cota racial uma forma de racismo pois ao voce querer da uma vantagem as pessoas so por terem cor deferente vc esta dizendo que esas pessoas nao conseguem sozinhas
Anônimo disse…
Isso ja e uma forma de racismo pq as pessoas colocam facilidades para que os negros entre nas universidades mas eles sao gente que nem a gente e conseguem entrar sem cota nenhuma.
Anônimo disse…
não sou a favor das cotas para os negros, acho que isso é uma forma de discriminação.
É como se as pessoas pensassem
que os negros não são capazes
de conseguir entrar em uma universidade apenas pela sua cor
como se ela fosse influenciada pela sua cor.Acho isso uma falta de respeito!!!!!!!!!!
Anônimo disse…
Sou contra a cota racial porque temos q ter a mesma oportunidade apesar de nossas pequenas diferenças somos todos iguais.
Anônimo disse…
Sou contra a cota racial porque temos q ter a mesma oportunidade apesar de nossas pequenas diferenças somos todos iguais.

mau prof postei errando
Anônimo disse…
As cotas devem sim serem destinadas aos alunos q estudaram a vida toda na rede pública,pela qualidade inferior.O q já deve dar desgosto a alunos da rede particular.Mas a cota para negros é puro preconceito por insinuar q eles não têm a capacidade q qlqr outra pessoa teria.Afinal,temos q entrar pela capacidade q temos não pela cor q herdamos.
Anônimo disse…
Já estamos no século21 o Brasil deveria acabar com esse negócio de cotas para negros eles são iguais aos brancos.
Anônimo disse…
Bruno soares 2°A


sobre essas cotas raciais eu acho uma grande injustiça., todos nos temos o direio de estudarmos em facudades de grande porte ,,
temos capacidades suficientes de prestar um vestibular igual a raça branca...
Anônimo disse…
Se os brancos tem direito ,porque os negros não ?
Sou contra sim ,deve haver igualdade para todos ,onde ninguem haveria preocupação com a cor que tem .Só porque é negro quer dizer que é burro ou coisa do tipo ? ,a capacidade deles é completamente igual ,não ha diferença ,só cor .

Cesar Kamiya 2ºA nº 17
Anônimo disse…
Eu acho uma injustiça . Porque os negros podem e os brancos nao, se afinal somos todos iguais ?
Todos possuimos bocas ,olhos e braços, e uma cor de pele nao faz ninguem melhor que ninguem ,eles nao deveriam julgar se um e mais escuro que os outros ,e sim por sua capacidade de conseguir as coisas por si proprios , pela sua capacidade e nao por uma cor de pele. o pronceito vem de eles pra eles, pois porque é preconceito se falamos aquele 'negrinho' ? e nao e quando falam aquele 'branquinho' ?
Anônimo disse…
Bom na minha opinião o Luís Nissaf tem toda razão,mas em um trecho que ele fala se os projetos forem aprovados a nação brasileira passara a definir os direitos das pessoa na tonalidade de cor,mas esse fato ja vem ocorrendo os brancos tem todos o s privilegios isso sem sombra de duvida,e em todos os setores,se percebermos na televisão os negros a maioria,opapel que eles exercem são bandidos,mendingos,empregados ou pobres não se ve um negro rico,isso vem ocorrendo com o passar dos anos.
Se olharmos nas universidades 98% são contituidos de brancos e os outros 2% por negros,indigeneas e etc...
Mas como podemos acabar com o racismo?se a verdade e que ate os negros tem um certo preconceito com eles proprios essa e a pergunta que fica no ar e não nos deixa calar.

Dilevando martins
N° 45 Serie 2°A
Anônimo disse…
eu acho que nao devia existir isso de cota racial,porque se a pessoa entra ou entrou numa universidade e por sua capacidade e nao pela sua cor ou raça.
nome;bruno fernando
numero;2A
Anônimo disse…
Na minha opinião as cotas raciais são apenas uma idéia errada um pré-conceito contra os negros, isso quer dizer que os negros não são capazes por si mesmos com seus esforços, uma vaga em uma escola ou faculdade etc..

Jessica
2°A n°29
Anônimo disse…
Sou a favor sim das cotas raciais.Pois acredito q com elas irá melhorar as condições do racismo e dos direitos iguais.
Assim melhorando a qualidade da educação gratuita nas universidades.

Carlos n-15 2A
Anônimo disse…
Sou a favor das cotas raciais.Pois acredito que com elas irá melhorar as condiçõesdo racismo e dos direitos iguais.
Assim melhorando a qualidade da educação gratuita nas Universidades

Carlos n-15 2A
sergio dias disse…
Atualmente ouvimos dos defensores do mito da democracia racial brasileira a idéia de que superaremos a grande desigualdade racial brasileira através da melhoria da educação. Dizem eles que como não temos problemas raciais no Brasil facilmente sairemos deste abismo em que nos encontramos se tivermos uma escola pública de qualidade, isto é, com professores bem pago e de excelente formação, uma boa infra-estrutura física e logística nas escolas, acesso a todo tipo de tecnologia educacional possível aos alunos no universo escolar e horário integral.

Esta proposta se encarada com seriedade merece de todos nós aplausos e apoio. Embora não acredite que venceríamos todos os problemas sociais apenas com a democratização da estrutura educacional brasileira, devo reconhecer que seria um passo importante para desmontarmos parte do apartheid social e racial existente. Seria fantástico se pudéssemos ter nossas escolas públicas funcionando dessa forma e ver nosso filhos tendo a oportunidade de aproveitar desse direito básico estabelecido constitucionalmente.

Entretanto, se fizermos uma digressão histórica veremos que esta proposta de educação é filha de uma época determinada, e mais, de uma estrutura de Estado determinada. Um Estado que surgiu a partir de um acordo de classes instituido numa Europa arrasada pela 2 Guerra Mundial e sob a ameaça da expansão soviética. Nestas circunstâncias, uma burguesia débil e temerosa aceitou melhorar as condições de vida da população em geral, em troca do abandono, por parte dos trabalhadores, dos ideais comunistas e da sua militância em partidos operários. Daí nascem a social-democracia e o Estado do Bem-Estar Social, o "Welfare State", que pretendia prioritariamente combater a miséria e garantir direitos como moradia, saúde, educação, previdência e o emprego. Após a instauração desse acordo temos, como bendisse Hobsbawn, "os 25 anos áureos do capitalismo".

Hoje, infelizmente o "Welfare State" vem sendo destruído pela burguesia, e o que restou em muitos países são escombros. Basta observarmos o exemplo francês que recentemente passou por uma grave crise com a revolta de jovens imigrantes contra a situação atual, sobretudo, do sistema educacional francês e a falta de oportunidade de empregos e sua conseqüente precarização. Na Europa, somente os países nórdigos mantêm a duras penas e sob forte crítica burguesa e com muitos desvios a estrutura construída a partir do "Welfare State".

A nova centralidade do Estado, estabelecida a partir dos governos Thatcher e Reagan e que se universalizou com a derrubada do muro de Berlim e a queda da URSS privilegia não mais a atenuação das desigualdades, mas pelo contrário, o aumento delas, introduzindo a competição como um fator de progresso para toda a sociedade. Em suma, o neoliberalismo, a que estamos submetidos tirou da página da história do capitalismo qualquer retorno as proposições sociais-democratas e de seu Estado do Bem-Estar. Neste sentido, qualquer sugestão, no âmbito do capitalismo, em particular brasileiro, levando em consideração o histórico de atrocidades cometidas por nossas elites, que apresente a educação como saída se converte em engodo, em falácia, em ideologia pura.

Historicamente, o movimento negro e os movimentos sociais no seu conjunto vêm discutindo a problemática racial e propondo soluções para essa questão. Reconhecemos a luta pelo socialismo como um aspecto fundamental para transformar esta realidade. Contudo, não podemos deixar de lado os elementos específicos que enfrentamos.
Há muitos que vêem as ações afirmativas como proposições equivocadas e como remissão do capitalismo para um de seus problemas estruturais, visto que onde há capitalismo, há racismo. Mas temos que vê-las de outra forma, como proposições nossas, surgidas a partir de nossos enfrentamentos e como conseqüência deles. Há bastante tempo, o movimento negro, com a solidariedade de outros movimento sociais, traz a reparação racial como elemento essencial de nossa luta e è importante que não esqueçamos disto. Precisamos compreender que esta proposta sai das entranhas do movimento, de nossos embates, de nossas tensões, de nosso choro, alegrias e sofrimentos. Querem nos convencer de que essa proposta é alienígena, estrangeira, anglófila, mas isso não e verdade.

Por fim, gostaria de lembrar que há um Estatuto da Igualdade Racial a ser votado no Congresso Nacional e de que precisamos, antes de tudo, de unidade nesta guerra, e que sem ela, não chegaremos a lugar algum, é fundamental convencermos a sociedade brasileira de que teremos um país melhor e mais justo se conseguirmos aprová-lo.
www.pelenegra.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons