História em debate: Anarquismo

“O fracasso dos sistemas de governo e das formas de poder dos diferentes países é notório. É dos governos que nascem as guerras que dizimam populações inteiras. Os Estados Nacionais, falidos pela incompetência administrativa, exploram a população cada vez mais com impostos exorbitantes e não oferecem o mínimo de educação, saúde e segurança para o povo. Em qualquer forma de governo a liberdade é sempre aparente. Sempre tem alguém que está lá decidindo por nós. Onde há governo, há corrupção. O governo, isto é, o poder, corrompe as pessoas. Não importa quem esteja nele. Os poderosos dificilmente são punidos pelos crimes que comentem. O governo injusto, corrupto e incapaz de atender aos anseios da sociedade é melhor que não exista. Mais do que nunca, os anarquistas estão com a razão”.

“O ideal anarquista de uma sociedade sem governo, sem leis e sem obediência a qualquer autoridade constituída é um sonho abstrato. É impossível conceber que o anarquismo possa existir concretamente diante da complexidade do mundo moderno. O governo é imprescindível para que a sociedade funcione de maneira organizada. Porém, é importante que um governante se estabeleça pela vontade popular. A liberdade humana é um grande bem e deve ser sempre assegurada. Mas precisamos de leis justas e também punitivas, pois em nome da liberdade muitos excessos podem ser cometidos. Como proteger uma sociedade gigantesca e heterogênea como a nossa sem leis e sem um governo para executá-las? Uma coisa é o governo. Outra coisa são os governantes. Devemos acabar com o governo pela incompetência dos governantes?”

Levando em consideração estes dois pensamentos e os grandes problemas presentes em nosso mundo, o que você pensa sobre o Anarquismo?

Leia também:
História em debate: Amizade

Comentários

Anônimo disse…
Como bem disse Nietzsche, tanto o anarquismo como o comunismo são o cristianismo sobre uma outra lente:a de que a culpa de tudo não é de nossa natureza pecaminosa (como faz crer o deus cristão), mas dos outros (como faz crer o deus punk rock).

O Anarquismo se veste com a máscara da rebeldia superficial e deixa de lado o plano da ação; seus adeptos são tão anarquistas que não conseguem se unir em grupos maiores que 5 cabeças ou comunidades online...nos deixando como herança maior um monte de orelhões quebrados

Postagens mais visitadas deste blog

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons