Por que comemos bolo em festa de casamento

Crédito da imagem: Party City
Durante a apresentação de um seminário na faculdade sobre Religião Romana, uma colega respondeu essa pergunta. Ela explicou que devemos esse costume romanos!!! Na Roma Antiga, ao formalizar o contrato de casamento, a noiva deixava de pertencer a família de seus pais e passava a pertencer a família do noivo. A maneira de ritualizar esse procedimento era mais ou menos assim: a mãe da noiva preparava uma refeição para a filha. Esta, recusava o alimento que a mãe lhe oferecia. Isso era o rompimento com a sua família.
O noivo levava sua donzela para a casa de seus pais. Lá, a sogra esperava os dois pombinhos com um bolo preparado por ela, o bolo da noiva. Ao chegarem, a mãe do noivo oferecia um pedaço do bolo à moça que prontamente aceitava. Com esse gesto ela passava assumia sua nova família.

Comentários

Anônimo disse…
ah que interessante! é como você diz, talvez um dia seja útil, como aquilo que disse sobre o porquê do nome Cavanhaque a aquele jeito de fazer a barba, porque veio do nome do general francês chamado Cavaignac... anotei essa informação pra falar pro meu namorado que gosta de usar cavanhaque, mas esqueci de falar hehehe
Mas, posso saber por que você e sua esposa ñ quiseram bolo no casamento? foi por causa da sua alergia?

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons