A lógica das fábricas

As invenções e as fábricas foram dois grandes motores da Revolução Industrial que teve início no século XVIII. Este acontecimento que mudou a história do mundo, por um lado, pode ser entendido como uma consequência do desenvolvimento do capitalismo; por outro lado, também é possível dizer que o capitalismo atual atingiu esse grau de complexidade pela própria expansão industrial.

Em busca do lucro a qualquer custo, os industriais adotaram a lógica de produzir cada vez mais num tempo cada vez menor. Assim, era necessário aumentar as horas e o ritmo de trabalho. Para atingir esse objetivo, os trabalhadores tinham de atuar de forma organizada e intensa com tarefas repetitivas.

Nas fábricas, pregava-se a ideologia do tempo útil, ou seja, o trabalhador ficaria rico se com a sua habilidade, conseguisse usar cada segundo do tempo para produzir mais. É claro que ele não se enriquecia. É por causa dessa ideologia que ainda hoje ouvimos a famosa frase: tempo é dinheiro.

A situação dos operários nas fábricas era terrível. Viviam em condições de miséria trabalhando no limite da resistência física. Os industriais pagavam baixos salários para garantir maiores lucros. As fábricas abrigavam famílias inteiras. Porém, as mulheres e as crianças recebiam bem menos que os homens. Os maltratos eram rotineiros e a mortalidade entre os operários era elevada. Doenças como tuberculose, asma, raquitismo e acidentes graves no manejo das máquinas eram constantes. Outro problema era o alto índice de alcoolismo, fuga que os trabalhadores encontravam diante da difícil situação, o que só piorava as coisas.

Com o passar dos anos, no século XIX, os operários começaram a se organizar em sindicatos e a reivindicarem direitos através de greves. Na verdade, os direitos trabalhistas nunca foram uma benevolência por parte da elite industrial. Eles resultaram de um longo processo de luta.

Comentários

Anônimo disse…
Oi professor
olha que legal seu blog
hehe
tive que entrar né.. por causa do texto da revolução industrial..

a não li muito bem todas os textos, porque agora não dá mas outro dia eu leio direitinho ta?
hehe

mas olhando rapidinho deu pra ver que ta bem legal !
coisa do amor né hehehe
Anônimo disse…
Mais que coisa do amorr! Vou ler o texto das industrias para sua prova amanha.
Tchaau Daniel!!!

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons