Garoto Gorfadinha entrevista Urbano II


Garoto Gorfadinha, nosso super-herói, conseguiu entrevistar o Papa Urbano II logo após ele ter convocado uma Cruzada para o Oriente. Vejam que sensacional!

Garoto Gofadinha - Santidade, o que levou o senhor a fazer esse discurso?

Papa Urbano II - Bem, nos últimos tempos temos recebido notícias ruins a respeito dos cristão do Oriente. Os turcos muçulmanos estão ameaçando Bizâncio. Os cristão são hostilizados e os santuários invadidos por eles. As informações sobre Jerusalém também são preocupantes. Os muçulmanos profanaram os lugares santos do cristianismo. Até mesmo os peregrinos não conseguem visitar os locais sagrados pois são impedidos. Nós, cristão do Ocidente, não podemos fechar os olhos diante do sofrimento desses nossos irmãos. Além do mais, o imperador bizantino Aleixo, nos solicitou ajuda militar.

Garoto Gorfadinha - O que o senhor vai fazer?

Papa Urbano II - Como você ouviu, exortei os fiéis a marcharem para Jerusalém. É nosso dever ajudar os cristãos do Oriente com uma guerra religiosa! Temos de libertar Jerusalém por amor a Cristo! Toda a cristandade está convocada. Pobres e ricos, soldados e camponeses. O próprio Deus conduzirá a todos!

Garoto Gorfadinha - Mas Santidade, a Igreja não prega o amor e a paz? Como então fazer uma guerra agora?

Papa Urbano II - Guerra e Fé não estão tão afastadas assim, meu jovem. Várias guerras estão presentes nas Sagradas Escrituras. Israel teve de lutar para entrar na Terra Prometida. E o Rei Davi, quantas vezes não enfrentou os filisteus em suas batalhas? Jesus também disse: não vim trazer paz ao mundo, mas espada.
Contudo, a guerra não pode ser um princípio, mas uma conseqüência. Se for um princípio, ela será má. Apenas Deus pode tirar a vida. E Jesus nos mandou amar os inimigos.
Mas a guerra também pode ser uma conseqüência necessária. Quando alguma coisa nos ameaça é legítimo nos defendermos dela. É o que podemos chamar de guerra justa. Esse tipo de guerra é da vontade de Deus.
Veja bem, os barões cristãos aqui no Ocidente estão lutando entre si e se matando. A guerra religiosa unirá a todos frente a um inimigo comum.

Garoto Gorfadinha - Que benefícios terão os que partirem para o Oriente?

Papa Urbano II - O maior benefício é o de estar a serviço de Deus. Mas, os que partirem terão seus bens protegidos pelas Igrejas locais. Isso será uma garantia de que nada será roubado ou perdido. Tudo deverá ser entregue aos que voltarem. Todos os que morrerem na jornada serão absolvidos de seus pecados. Aqueles que piedosamente forem para a Terra Santa receberão as indulgências.

Garoto Gorfadinha - Indulgência? O que é isso?

Papa Urbano II - O pecado tem duas conseqüências: a pena eterna que nos priva da vida eterna e a pena temporal que são sofrimentos que decorrem do pecado em nossa vida terrena. A confissão suprime a pena eterna, mas as conseqüências do pecado em nossa vida cotidiana permanecem. A indulgência redime essa pena temporal. Mas ela só vale para os pecados já confessados!

Garoto Gorfadinha - Nossa!!! Eu pensava outra coisa! Mas, voltando a expedição para o Oriente, quando os guerreiros partirão?

Papa Urbano II - Em agosto, no verão do próximo ano, todos devem estar prontos para partir. Os guerreiros devem se encontrar em Constantinopla.

Garoto Gorfadinha - Quem não pode ir?

Papa Urbano II - Os padres e religiosos só poderão partir se receberem permissão de seus superiores. Os idosos, enfermos e crianças devem sem desencorajados, mesmo que queiram partir. Também os jovens, recém-casados, só podem ir com o consentimento de suas esposas.

Garoto Gorfadinha - O senhor vai?

Papa Urbano II - Não, não meu jovem...

Comentários

Anônimo disse…
meu seu blog é bem ruim.
Daniel Giandoso disse…
Agradeço a sua sinceridade e a sua visita. Bom, como eu sei que este comentário é de minha esposa, só posso te dizer o que você já sabe. Tudo o que tem de bom nesse blog, vem de você, meu amor... é idéia tua... o que é ruim, é meu...

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons