Coliseu: eu já fui lá!!!

Crédito da imagem: 123RF.com
"Enquanto houver o Coliseu, haverá Roma; o dia em que não houver mais o Coliseu, Roma também não existirá”. Beda, o venerável (séc. VIII).

Em 72 d.C., o Imperador Vespasiano iniciou a construção de um local para espetáculos. O Coliseu podia abrigar 50 mil pessoas. Tito inaugurou o edifício no ano 80 com uma grande festa que durou 100 dias. Nela, 5 mil feras vindas de várias partes do Império foram sacrificadas nos jogos comemorativos. Os jogos faziam parte da política dos Imperadores de fornecer alimento e diversão para conter a população. Esses espetáculos eram muito violentos e até cruéis. As lutas podiam ser entre gladiadores (geralmente escravos) que lutavam entre si ou com animais na arena. De qualquer forma, lutava-se até a morte.

Na arena do Coliseu também se simulava batalhas navais e, embora não fosse muito comum, a matança de homens e mulheres pelas feras (tigres ou leões), acontecia. Os cristãos foram martirizados dessa maneira.

A maioria da população vibrava com os jogos. Porém, homens ilustres como o filósofo Sêneca sentia uma verdadeira repulsa por eles.

Com o passar dos séculos o Coliseu foi terrivelmente danificado por incêndios e terremotos. Ele, como toda Roma antiga, era revestido de mármore. Costumava-se dizer que ao meio-dia, quando os raios do sol eram muito intensos, o reflexo da cidade era tão forte que podia cegar os olhos! Grande parte do mármore que revestia a cidade foi saqueado, destruído ou usado na construção das basílicas cristãs em Roma.

Comentários

Anônimo disse…
Os escravos antigos, foram presos por serem negros e na antiguidade não. Pois eram as pessoas que compravam algo e não pagavam, dai então. As pessoas eram obrigadas a trabalhar de graça para pagar algo de suas necessidades, e essa é a forma de escravos na antiguidade.

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons