Cinema: um Coliseu moderno

Por que os romanos iam ao Coliseu? Para se divertirem, é claro. Mas saber que essa diversão era provocada pelo derramamento de sangue e pela violência dos gladiadores, pode nos deixar chocados. Como sentir prazer em presenciar a morte de outra pessoa? E os animais? Certamente, os ecologistas ficariam com arrepios diante dos inúmeros animais sacrificados na arena!

Bom, hoje é muito comum a TV e os jornais darem destaque à violência nas grandes cidades. Ela é tão forte que temos medo de sair nas ruas, de parar o carro nos semáforos e, tememos, até mesmo as crianças que se aproximam de nós.

Para aqueles que cometem violência esperamos punição exemplar. Quanto mais cruel o crime, mais justiça desejamos! Se nos indignamos tanto com a violência que nos rodeia, porque os romanos se divertiam com ela?

Primeiramente, é preciso pensar se a violência somente é algo próprio de monstros assassinos ou loucos desajustados. Na verdade, todos nós temos uma medida de violência e de alguma forma contribuímos para a sua permanência.

Em segundo lugar, será que assim como os romanos antigos, também não consumimos violência? Umas das maneiras mais comuns de laser é o cinema. Os filmes nos emocionam, nos fazem rir, pensar sobre a vida e até aprender (ou desaprender) a história e a cultura de outros povos. Porém, nem sempre é essa a intenção de quem produz um filme. Muitos são feitos exclusivamente para se ganhar dinheiro. E um dos ingredientes para garantir sucesso de bilheteria é a exibição exaustiva de cenas de violência.

Transferir a crueldade, antes presente na arena do Coliseu, para a tela do cinema vende bilhete! Os filmes de ação com lutas fantásticas e inúmeras rajadas de metralhadoras nos fazem vibrar! Violência dá dinheiro e pagamos para vê-la. Geralmente, esses filmes possuem a mesma lógica: a luta do bem contra o mal. Ter a melhor arma é fundamental para vencer. E como dizia um amigo meu, sempre é a mesma coisa: o mocinho ou a heroína, após apanhar do vilão e, estando em uma difícil situação (como caído no chão), prestes a morrer, encontra uma arma e mata o malvado. E todos damos um suspiro de alívio...

É claro que Hollywood não é culpado pela violência do mundo. Mas será que esses filmes não contribuem para que haja uma cultura de violência que vamos assimilando? Será que a violência do cinema não fomenta a ideia de que basta ter uma arma e todos os problemas serão resolvidos?

Então, o cinema se transforma numa vitrine para os fabricantes de armamentos, uma espécie de propaganda para aumentar suas vendas. Será esta uma ideia louca demais? A poltrona do cinema e o assento do Coliseu não estão tão distantes assim...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons