1º de Maio: Dia do Trabalho


Na última postagem, perguntei se num feriado em homenagem ao Dia do Trabalho não deveríamos trabalhar mais. Como ninguém deseja isso, sugeri mudar o nome do feriado. Bom, o fato é que o mundo inteiro celebra este dia. E devido às grandes transformações no sistema produtivo nas últimas décadas, esta data é utilizada mais para se queixar pela falta de emprego do que para protestar contra a exploração.

O quadro de Daumier, A Insurreição, retrata um acontecimento muito comum no século XIX: protestos de trabalhadores, que organizados em associações começaram a lutar contra as péssimas condições de trabalho e de salário. Foi neste ambiente que os ideais socialistas ganharam força cada vez mais crescente. Vale lembrar que esta data é comemorada devido ao massacre dos trabalhadores que faziam um protesto no dia 1º de Maio de 1886, na cidade de Chicago.

Hoje, a razão para a data e o quadro de Daumier parece não corresponder à nossa época, ainda que as causas para Insurreição existam em muitas partes do mundo. No Brasil, por exemplo, os sindicatos tentam atrair os trabalhadores para as ruas sorteando prêmios. Trava-se de uma competição entre as centrais sindicais para oferecer o melhor show. Melhor mesmo é seguir o exemplo do santo de hoje: São José. Afinal, não há exemplo maior de retidão de caráter, fidelidade, honestidade e empenho no trabalho digno.

Comentários

Anônimo disse…
HONORÉ DAUMIER ( 1808 - 1879 )

Famoso por suas litografias, Daumier não se considerava um pintor. Republicano, ele encontrou na defesa de seus ideais liberais o tema de seus desenhos. Grande caricaturista, satirizava a política, a corrupção dos ministros e deputados da França após a restauração da monarquia de Luis Felipe. Faz litografias para a Imprensa e com os seus trabalhos denuncia o autoritarismo, a hipocrisia, a violência e a inquietude do período em que viveu.

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons